quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Alerta de temporal vindo para SC deixa Laguna em alerta

Laguna 08/10/15 - Com o alerta de temporal vindo para Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um aviso para as cidades do litoral sul, incluindo Laguna. Amanhã , dia 9, será o dia com maior número de chuvas, podendo alcançar 120 milímetros de água.  O acumulado nos quatro dias pode ser de mais de 250 mm até domingo, equivale a 250 mm de altura de água por metro quadrado. O coordenador da Defesa Civil de Laguna, Jackson Siqueira, conta que não está descartado o risco de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. Não há previsões de ventos fortes, máximo de 70 quilômetros por hora, predominância de nordeste.  
No município cinco pluviômetros foram instalados divididos nas regiões de Ilhas, Ribeirão Pequeno, Mar Grosso e Progresso. Os aparelhos meteorológicos são usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva. As informações são encaminhadas  automaticamente para a central da Defesa Civil do Estado. 
Regiões nas localidades de Barbacena, Vila Vitória. Portinho, Mar Grosso e Magalhães costumam sofrer com alagamentos. Estas áreas são monitoradas pela Defesa Civil.  
Como se mede o índice de chuva?
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. 
O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. 
Recomendações da Defesa Civil 
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. Em Laguna, o 8844-8088.

Fonte: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger