terça-feira, 11 de agosto de 2015

Câmara realiza audiência pública para asfalto no acesso ao Farol de Santa Marta



"sabemos que temos que preservar o meio ambiente, mas o lema hoje é: Vivam as baleias, morram as pessoas" Heleno Kuhn, morador do Farol 





A Câmara de Vereadores de Laguna realizou a noite desta segunda-feira (10), audiência pública para consultar a população sobre a pavimentação asfáltica no acesso ao Farol de Santa Marta.  A obra de pavimentação do acesso tinha iniciado com paralelepípedo, a empresa ganhadora desistiu por não ser viável financeiramente. Agora o governo do estado deve lançar edital para pavimentação asfáltica, porém é necessário ouvir a população através de audiências públicas.  Moradores da região do Farol de Santa Marta, vereadores e representante do Deinfra – Departamento Estadual de Infraestrutura, engenheiro Clóvis Bozzano, participaram da audiência.



A presidente da UAPI – União das Associações de Pescadores da Ilha - Maria Aparecida da Silva Ramos, comentou que a população não suporta mais o acesso do jeito que está “estamos sofrendo, já não suportamos mais essa situação, queremos uma solução urgente para o acesso ao Farol de Santa Marta” disse Ramos.







Segundo o engenheiro do Deinfra, Clóvis Bozzano, “o projeto de pavimentação asfáltica do acesso ao Farol já foi encaminhado para a Fatma, órgão responsável pela liberação da licença ambiental. O representante do Deinfra afirmou que a Fatma aguarda um parecer da APA – da Baleia Franca, essa seria uma condicionante para liberação da licença” disse Bozzano.




Após a liberação da licença ambiental o processo licitatório seria iniciado para a pavimentação asfáltica.

Outro morador do Farol de Santa Marta, Heleno Kuhn, lamenta a realidade “sabemos que precisamos preservar o meio ambiente, mas hoje o lema é o seguinte: ‘vivam as baleias e morram as pessoas’, as pessoas estão morrendo nas estradas sem poder chegar aos médicos. Professores não conseguem chegar ao Farol para dar aula... isso é lamentável” enfatizou



O presidente da Câmara, Roberto Alves, disse que o convite foi feito ao chefe da APA, porém nenhum represente do órgão compareceu na audiência. “Nós fizemos o convite, não vieram. Vamos fazer uma ata desta audiência para encaminhar ao Deinfra e a APA – da Baleia Franca. Não podemos perder mais tempo. A população do Farol de Santa Marta pede socorro, a estrada está intransitável, temos que mudar aquela situação urgentemente” afirmou o presidente do Legislativo Lagunense.




Após a discussão, o presidente Roberto Alves colocou em votação a questão da pavimentação, a população aprovou por unanimidade que a estrada seja pavimentada com asfalto.


Até o inicio da pavimentação, a manutenção da estrada do Farol será feita pela Secretaria Regional de Laguna.


Uma comissão formada por vereadores e representantes da comunidade do Farol de Santa Marta irá até a Secretaria Regional para, em dez dias, trazer uma resposta a comunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger