quarta-feira, 15 de julho de 2015

PREFEITO - Everaldo entrega quadro de Anita Garibaldi à Dilma Rousseff. Novas obras foram solicitadas à presidente


A presidente Dilma Roussef recebeu das mãos do prefeito Everaldo dos Santos um quadro do artista lagunense João Rodrigues. Na tela da imagem da heroína Anita Garibaldi. 
Antes, o prefeito Everaldo dos Santos entregou uma lista de melhorias para o município.
"São obras que irão alavancar a economia do município. Não poderia perder a oportunidade de reivindicar", disse. 
Retificação dos Molhes da Barra
Os trabalhos executados no prolongamento dos Molhes Sul, da Barra da Laguna, não foram concluídos, pois existem obstáculos (pedras) na entrada da Barra, segundo estudos e projeto do Instituto Nacional do Pesquisas Hidrográficas. 
De acordo com técnicos e navegadores que passam pelo local existe a necessidade de serem retiradas as pedras do antigo molhe,  pois a entrada da Barra ficou prejudicada. 
Segundo documentação, o anteprojeto do Instituto Nacional indicava uma profundidade projetada na entrada da Barra em torno de nove metros. Dados estes serviram de base para a licitação na época, realizada na década de 90.
Com o término da retificação, estudos apontam uma melhora na sanilização e a oxigenação irá contribuir com a vida marinha e navegabilidade das águas internas das lagoas Santo Antônio, Imarui e Mirim, que fazer parte do Complexo Lagunar Sul. 
As obras de retificação tiveram início em 2000 e deveriam ter sido concluídas em três anos. O consórcio formado pelas empresas Sulcatarinense, Odebrecht e Carioca Christiani-Nielsen deu as atividades por encerradas em dezembro de 2009. O valor final da obra gira em R$ 40 milhões.
Dessassoreamento da lagoa Santo Antônio
O processo do assoreamento da lagoa Santo Antônio é oriundo do rio Tubarão e de seus afluentes, o que prejudica a proliferação de peixes e crustáceos, segundo dados.
A comunidade pesqueira ribeirinha vem sendo prejudicada. A lâmina de água da lagoa está muito baixa, em alguns trechos é possível atravessar a lagoa Santo Antônio com um metro de profundidade. 
Acesso ao Terminal Pesqueiro da Laguna
Um melhor tráfego até o terminal pesqueiro. Este foi o objetido da reivindicação do prefeito Everaldo dos Santos, via praia do Sol. O novo acesso iria contribuir para o fluxo do trânsito no sentido norte-sul, com um túnel de passagem nas imediações do Laguna Tourist Internacional, possibilitando a chegada e saída de veículos até o terminal pesqueiro passando pelo Mar Grosso.  A nova rodovia seria uma alternativa aos usuários do BR-101.
A ideia do projeto tem seu traçado iniciando junto ao elevado da BR 101, acesso a Praia do Sol, percorrendo a extensão da Praia do Sol, Gi e Mar Grosso, através da avenida João Pinho e Senador Galotti até o terminal pesqueiro. 
Dragagem do rio Carniça
O pedido para o dessassoreamento do rio de Campos Verdes foi mais um pedido para a presidente. O rio, popular Carniça, fica na região de Ilhas, meio de navegação para comunidades ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger